segunda-feira, 6 de março de 2017

Mercado Livre, ferramenta de compra confiável?



O Mercado Livre  é uma empresa de tecnologia que oferece soluções de comércio eletrônico para que pessoas e empresas possam comprar, vender, pagar, anunciar e enviar produtos por meio da Internet. Opera em 14 países e tem cerca de 1,6 mil funcionários. Possui mais de 100 milhões de cadastros confirmados.

O Mercado Pago é a empresa do Grupo que cuida de todas as transações financeiras que a ferramenta faz, assim toda a compra realizada passa por esse mecanismo.

Ai a pergunta: Mas o Mercado Livre é uma ferramenta confiável?

Sim é, porém os usuários do Mercado Livre não. Isso quer dizer que, como em qualquer lugar há também os golpes praticados na Rede, muitas vendas são fechadas e produtos nunca entregues, ou entregues com defeitos e mal uso.

Então porque o Mercado Livre é confiável?

A ferramenta de compras possui grandes qualidades em questão de confiabilidade da operação, podemos citar algumas elas:

- Todos os vendedores possuem uma reputação (Positiva, Negativa ou Neutra) no Mercado Livre, onde cada operação em que eles realizam são classificados, e assim existe um termômetro em que quanto maior a reputação de compras finalizadas, mais voltado ao verde ele vai ficar.

- Nas compras realizadas, o valor só é liberado ao vendedor após a qualificação do comprador, são 14 dias em que o comprador pode esperar sua comprar chegar e verificar o seu estado, assim se tudo estiver de acordo com o pedido, se qualifica como Positivo, se não, Negativo. Podemos usar também a neutra para compras em que o prazo de entrega seja superior ao prazo dado para qualificação, infelizmente para esses casos o risco é bem maior.

- Nas qualificações positivas o dinheiro já é liberado para o vendedor, e o comprador poderá fazer uma avaliação de sua compra, ajudando os demais usuários. Nos casos de qualificações negativas, o dinheiro não é liberado ao vendedor, e surgirão campos onde você, comprador irá poder justificar o porque está o avaliando assim. Essa opção é muito importante para devolução do dinheiro.

- Há casos também em qualificações neutras em que o produto já não pode ser vendido e assim o vendedor estorna a compra.

Lembrando também que sua reputação como comprador também é avaliada no Mercado Livre, então fique atento em somente clicar em COMPRAR se realmente desejar o produto.

Não esqueça de antes de efetuar qualquer compra no Mercado Livre ficar atento a descrição do Produto e Prazos de Envio e Entrega. Sim envio, pois muitos produtos podem ser importados. Se tiver qualquer dúvida não deixe de perguntar ao vendedor no campo destinado e somente quando estiver seguro clique em comprar. Assim esses são algumas dicas básicas para o Mercado Livre, é claro que com o passar do tempo e quanto mais você comprar, mais você saberá das ferramentas desse importante meio de compras !

Ah e só uma última observação: O Mercado Livre tem uma extensão para cada País, e em cada um deles se compra em moeda corrente nacional, Brasil é (br), México é (mx) e assim por diante, fique atento a isso.

Até a próxima !


sexta-feira, 3 de março de 2017

Tributação: Um dos medos nas compras internacionais.

Bom dia pessoal, tudo bem? 

Hoje no Blog vamos falar de um assunto muito importante em relação a compras internacionais: A Tributação.

Tributação nada mais é do que o ato ou efeito de tributar, ou seja, taxar alguma coisa. As regras para esse tipo de cobrança podem ser encontradas no site da Receita, e as regras variam muito do tipo de produto comprado, do seu preço e também de quem está vendendo. 

As compras são isentas até o valor de $ 50,00, apenas para compras feitas entre Pessoas Físicas. No caso em que um dos lados seja uma Pessoa Jurídica há pagamento do imposto e esse varia.

Assim é muito importante observar o valor da compra, muitas vezes comprar muitos produtos para aproveitar melhor o frete acaba saindo caro, uma dica é fazer compras separadamente, acabamos por pagar um pouco mais no valor do frete, mas esse valor a mais não chega nem próximo ao valor de tributação.

Caso Real:

Tenho um exemplo muito básico que aconteceu comigo, fiz uma compra no var de $ 48,00 pela site internacional e paguei mais $ 6,50 de frete, o produto foi enviado e para minha surpresa o status de entrega no site estava como: Produto Tributado, favor comparecer a agência. Na minha ideia quando fiz a compra o valor do produto apenas era contato, mas a taxa de serviço foi incluída na hora ultrapassando o valor dos $ 50,00 e como a compra foi entre pessoa Física e Jurídica acabei pagando a tributação de 60% em cima do valor da nota. Ou seja, acabei pagando mais de um produto e meio praticamente. Se tivesse feito uma compra separada dos produtos provavelmente não ocorreria a tributação. Fica a dica.

Rio Grande do Sul, Santa catarina e Paraná possuem um sistema de identificação para Tributação diferente dos demais Estados: Se o comprador for uma pessoa física, sua compra não poderá ser Tributada de não ultrapassar o valor de $100,00, independente se a compra foi realizada de Pessoa Física ou Jurídica, mas atenção, essa regra só vale para esses três Estados.

Ha também produtos que são isentos de Tributação: Livros, Jornais, Revistas e outras publicações. 

Os Impostos são pagos através de Guia nos Correios onde o produto está destinado.

Em resumo, a Tributação é um caso que dever se ter muita atenção, para a compra acabar não saindo muito cara e você no prejuízo.

quinta-feira, 2 de março de 2017

10 dicas para fazer uma compra segura pela Internet.

Boa tarde pessoal, tudo bem?

Essa é a primeira postagem do Blog e nada mais do que justo, falar um pouco sobre compras via internet. Vamos listar abaixo algumas dicas que podem se tornar um passo a passo, para você que compra e principalmente para os que ainda desejam entrar nesse mundo virtual de compras.

Então vamos lá:

1º Saiba quem é o Vendedor.

É sempre bom verificar de na página existem todas as informações da pessoa ou empresa que está efetuando a venda, assim além de ser um ótimo começo, também é a oportunidade de estar verificando através da própria  internet se as informações são verdadeiras. 

2º Reputação do Vendedor.

No próprio site que você está efetuando a compra existem informações e depoimentos dos compradores, uma dica muito importante é não ficar preso apenas aos primeiros comentários e sim ver bem mais profundos todas as mensagens que a página tem, assim você conseguirá ter uma visão bem melhor sobre as negociações. Se mesmo assim isso não for suficiente, na internet existe um site de reputação no caso de empresas chamado Reclame Aqui em que vocês conseguem ter um amplo acervo de reclamações e também se casos bem solucionados.

3º Analise os dados da venda.

Assim que você fechar uma venda, no caso de empresas sempre será disponibilizado o contrato de compra, esse deve ser muito bem observado com as condições para o pagamento, recebimento e garantia.

4º Me arrependi da compra e agora?

No caso de compras via internet o comprador tem o prazo de 7 dias para desistência, assim deve ser observado claramente os meios para devolução que o comprador passe.

5º Segurança.

Todos os sites seguros serão exibidos uma chave ou um cadeado no canto inferior da tela. mas nós também devemos fazer a nossa parte. Um Anti-Vírus atualizado é sempre recomendado.

6º Sobre os dados.

Em nenhuma hipótese deve se fornecer mais do que o necessário nas transações, se notar que o site pede além do necessário, desconfie.

7º Cartão de Crédito.

Sempre que puder opte pela opção de pagamento através do Cartão de Crédito, pois em eventuais cancelamentos por conta de fraude, as facilidades são muito maiores para esse tipo de opção de pagamento.

8º Locais para compra.

Sempre procure fazer as compras em dispositivos de sua confiança. Evite transações em locais onde vários usuários utilizam do mesmo equipamento.

9º Preços.

Nas compras via internet nem sempre os melhores preços são reais. Desconfie sempre de promoções e prazos de entrega muito diferentes do que o mercado oferece. Pode ser golpe.

10º Facebook.

Muito cuidado com as páginas fake de grandes empresas do mercado. Procure sempre verificar em sites oficias as suas respectivas páginas no Facebook e sempre verifique os comentários dos usuários.

Nosso Blog tem como intuito informar sobre compras via internet mas acima de tudo se mesmo assim se não sentir confiança, nos procure que podemos ajudar.

Até a próxima !